Bem-vindo a AUDAX BAHIA

A intenção da AUDAX BAHIA é a formação de um grupo de ciclistas amadores, de idades e profissões variadas. Com paixão pela bicicleta, pela natureza, pela aventura, pela solidariedade e por superar desafios. Ao reunir ciclistas de diferentes modalidades, o grupo pretende incentivar a prática do esporte com segurança, proporcionar a troca de informações e experiências, conhecimento de equipamentos, promover e divulgar eventos ciclísticos e, sobretudo, promover encontros para pedalar, na cidade, rodovias ou em trilhas. Também é preocupação do grupo colocar em evidência problemas ambientais, sociais e de segurança pública relacionados à bicicleta. O grupo é aberto ao ingresso de quaisquer interessados pela bicicleta e não possui fins lucrativos. Pretende divulgar o uso da bicicleta como uma forma saudável e ambientalmente correta de lazer, esporte e transporte.

Filosofia do Audax

Audax é o nome dado no Brasil a um evento ciclístico não competitivo e de longa distância, conhecido internacionalmente pelo nome de Randonneur. A modalidade é regida mundialmente pelo Audax Club Parisien (http://www.audax-club-parisien.com), França, tendo atualmente no Brasil, como seu representante, o gaúcho Roberto Penna Trevisan, responsável pelo Randonneurs Brasil (http://www.randonneursbrasil.com.br)
O grande foco dos eventos Randonneur no Brasil é a possibilidade de percorrer longas distâncias em veículos de propulsão exclusivamente humana em seu próprio ritmo (em francês, allure libre), terminando o percurso dentro do tempo limite estabelecido. As distâncias homologáveis e seus respectivos tempos limites são: 200 (13h30min), 300 (20:00), 400 (27:00), 600 (40:00) e 1000 (75:00), eventos estes conhecidos como Brevets Randonneurs Mundiais (BRMs).
Randonneurs são sinônimo de uma comunidade internacional de ciclismo de longa distância em que o espírito não competitivo, a autonomia e a segurança são valores essenciais para quem participa.
Além do tempo estabelecido, deve ser observado o regulamento, que exige equipamentos de segurança a serem aplicados tanto no equipamento quanto os usados pelo ciclista: capacete, iluminação dianteira, traseira e colete refletivo.
Algumas Regras:
·         Pode participar do Audax qualquer veículo com propulsão exclusivamente humana, sendo aceitas bicicletas tipo speed, mountain bike, down-hill, reclinadas, tandem, fixas, dobráveis, triciclos, patins e patinetes, não havendo restrições quanto ao tamanho das mesmas ou de seus pneus e aros.
·         Cada participante deve ser autossuficiente, não podendo receber qualquer apoio fora dos Postos de Controle (PCs), por parte de pessoas que não estejam participando da prova e, caso ocorra algum problema mecânico fora dos PCs, apenas ele mesmo ou qualquer outro participante inscrito na prova poderá providenciar apoio.

.     Não há qualquer premio por ordem de chegada, na medida em que se trata de desafio individual, completando o percurso dentro do tempo limite estipulando pela quilometragem do audax em que está participando.

2 comentários: